CARREGANDO

Escreva para buscar

Dicas de Moda

Conheça a moda da estampa Tie Dye

Avatar
Compartilhas
estampa tie dye

Você já deve ter visto ou, pelo menos, ouvido falar na estampa Tie Dye. A mistura e explosão de cores está de volta nas tendências de moda, inclusive para o inverno deste ano.

Elaboramos este post para você conhecer um pouco mais das origens dessa moda e conferir maneiras de usar essas peças cheias de personalidade. Continue a leitura e fique por dentro da moda da estampa Tie Dye!

O que é o Tie Dye?

“Tie Dye” é a expressão em inglês que significa “amarrar e tingir”, o que já deixa bem claro como o processo é realizado A estampa é feita por meio de um processo que amarra partes do tecido e, em seguida, mergulha-o completamente ou por partes em recipientes com tinta. A parte que foi amarrada permanecerá em sua cor original.

O resultado da mistura é sempre único. Por mais que sejam utilizadas as mesmas cores e amarrações, cada peça elaborada com a estampa Tie Dye será diferente da outra. Isso porque cada amarração é diferente, não há como padronizar. Podemos dizer então que um modelo Tie Dye é sempre exclusivo. Maravilhoso ter uma peça de roupa que ninguém mais terá igual, não é mesmo?

Como surgiu a estampa Tie Dye?

A técnica é antiga, usada há milênios em diferentes culturas no mundo, com mais ênfase nas culturas asiáticas e africanas. Os primeiros exemplares desse tipo de tingimento são do século VI.

A verdade é que o boom da estampa Tie Dye no ocidente surgiu na década de 70, aliado ao movimento hippie. O “amarrar e tingir” estava presente em camisas, calças, batas e vestidos.

Como o Tie Dye apareceu trazendo uma revolução na moda da época, uma vez que as estampas utilizadas anteriormente eram bem diferentes, o movimento foi classificado dentro da contracultura. Mesmo assim, de tão encantador que pareceu o efeito, caiu no gosto das pessoas e dos importantes estilistas de moda. Hoje, existem diferentes variações do tingimento que resultam em variados efeitos como o Tie Dye marmorizado.

E como usar esse estilo de roupa?

Apesar de a identificação no ocidente ser com o movimento hippie, o Tie Dye não se restringe aos looks Boho. A dica básica para quem tem receio de se aventurar nas combinações com essa proposta é muito simples: escolha peças mais neutras.

O jeans é um clássico que tem tudo a ver com a estampa Tye Dye. Se quiser aprofundar no estilo hippie, vale usar uma calça rasgada, jeans destroyed ou mesmo as pantalonas (tipo flare).

Para ousar mais no colorido e ainda assim não errar no look, opte por combinações de cores complementares às que são utilizadas na estampa. Se a estampa Tie Dye for muito colorida, escolha um dos tons presentes nela para combinar com a outra peça de roupa ou mesmo com os acessórios. Um vestido longo em Tie Dye fica maravilhoso com acessórios e calçados em tons terrosos.

Agora que você está por dentro da moda Tie Dye, é hora de renovar o guarda-roupas e se jogar nessas peças exclusivas!

E se você curtiu as dicas que trouxemos nesse post, certamente gostará de conhecer essas 4 tendências do estilo Boho.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *