CARREGANDO

Escreva para buscar

Style

Por que Paris é a capital da moda?

Avatar
Compartilhas
Paris

As capitais de moda são cidades que se destacam pela grande relevância ao falar da indústria fashion. Suas semanas voltadas para o tema lançam tendências seguidas em todo o mundo, assim como o estilo de suas ruas. No mundo, há cinco dessas localidades principais: Milão, Londres, Nova York, São Paulo e Paris.

A Cidade Luz é famosa por seus pontos turísticos e, também, por ser o epicentro de grandes revoluções fashion. Mas, afinal, o que coloca o lugar nesse patamar elevado?

A seguir, descubra por que Paris é uma capital da moda e qual é a sua influência!

O pai da alta-costura atuou na Cidade Luz

Um dos motivos para tornar esse local tão importante para o mundo fashion surgiu no final do século XIX. Foi nessa época em que Charles Frederick Worth criou a House of Worth.

O costureiro inglês com atuação em Paris basicamente inventou o conceito de estilista, já que as roupas eram apenas feitas sob medida. Graças à sua atuação, passou a incluir suas referências nas peças, de modo a ditar tendências e orientar suas clientes.

Pouco tempo depois, estava consolidado o conceito de alta-costura. Considerado o “pai” dessa forma de consumo, teve grande influência para mudar os rumos fashion e projetar Paris nesse universo.

O surgimento de outras grifes deu fôlego ao status a Paris

Nos anos seguintes, as ruas da cidade francesa começaram a ver uma explosão no número de ateliês e estilistas. Logo após a morte de Worth, muitos foram os lançamentos.

Por volta de 1880, Jacques Doucet abriu o próprio espaço de alta-costura, seguindo os passos da família, que era especializada em lingeries. Já em 1912, foi fundada a Maison Vionnet, de Madeleine Vionnet.

Em 1910, antes da Primeira Guerra Mundial, Coco Chanel fundou a famosíssima grife Chanel. O movimento continuou ao longo dos anos seguintes, com Christian Dior criando a Dior em 1946 e Yves Saint Laurent em 1961. Naturalmente, tudo isso ajudou a projetar a cidade como uma referência de moda.

O estilo parisiense teve enorme influência no mundo

Com a efervescência da alta-costura na capital, Paris e seus moradores logo tiveram seu estilo influenciado. Aos poucos, as parisienses absorveram conceitos importantes de elegância e se tornaram referências ao se vestir.

O uso de calças retas ou no estilo cenoura, a escolha de vestidos bem cortados e a preferência por listras, boinas e outros acessórios logo se destacaram. Como se transformaram em verdadeiros ícones de como se vestir, as pessoas da cidade ajudaram a promover o status local.

A grande atratividade turística de Paris estimulou as compras

Não menos importante, a capacidade de atrair turistas faz com que o lugar tenha se transformado em um ponto comercial ideal e disputado. Em 2018, recebeu 35 milhões de visitantes. Isso se tornou mais intenso com a inauguração da Torre Eiffel, em 1887.

Com milhões de pessoas circulando todos os dias, as marcas de alta-costura e de moda, em geral, encaram o lugar como ótima oportunidade. Com o aumento das compras e todo o histórico, logo a localidade alcançou o patamar de capital da moda.

Paris é uma referência fashion, famosa pelo seu histórico sobre o tema e com grande influência em todo o mundo. Ao conhecer os impactos do universo fashion nessa cidade, é possível entender porque o título é mais que justo!

Se tiver achado essas informações interessantes, compartilhe o post em suas redes sociais e converse com as amigas!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *